O magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corp., cobrou de Mark Zuckerberg uma nova direção para o Facebook. Segundo Murdoch, não são as grandes empresas da mídia que deveriam pagar ao Facebook para publicar seu conteúdo na rede social, mas a rede social que deveria pagar uma “taxa de carregamento” às editoras. Toda a discussão tem como pano de fundo a mudança de algoritmo do Facebook, que deve privilegiar as postagens de pessoas físicas no rolo de notícias (news feed), em detrimento do conteúdo de canais profissionais, entre eles, o de veículos jornalísticos. A lógica empregada por Murdoch, que tem sob seu guarda-chuva empresas como The Wall Street Journal e Fox News, guarda relação com as tevês por assinatura, que pagam às produtoras de conteúdo para transmitir seus canais.

 

Um rival para o Mercado Livre

Por falar em mudanças no Facebook, a rede social anunciou o lançamento de seu marketplace no Brasil que pode ser um concorrente para o Mercado Livre. O Facebook, agora, reúne em um único lugar os anúncios que até então eram feitos em comunidades. Segundo a equipe da rede social, mais de 550 milhões de pessoas usam essas comunidades para comprar e vender produtos e serviços todos os meses. Inicialmente, o Facebook disponibilizou a ferramenta em 47 países

(Nota publicada na Edição 1054 da Revista Dinheiro)