O paulista Magazine Luiza vai inaugurar na próxima semana, no Rio de Janeiro, 23 lojas de uma leva de ao menos 50 lojas físicas no estado, prevista para até o fim de 2021. Vai ter clipe reunindo a estrela carioca Anitta e Lu, a garota digital do Magalu, na campanha publicitária.

O Magalu também vai financiar a reforma de ônibus do sistema BRT, que terão wi-fi gratuito, assim como os trens da SuperVia. A empresa ainda disponibilizará nas ruas cariocas bicicletas azuis de aluguel, modelo parecido com as laranjas do Itaú. As informações são da Exame.

O investimento total não foi divulgado. Mas pode chegar perto dos R$ 100 milhões, considerando que, no segundo semestre de 2020, quando chegou ao Distrito Federal com a meta de ter um centro de distribuição e dez lojas físicas (um quinto da rede prevista para o Rio), o Magazine Luiza anunciou que faria aporte de R$ 25 milhões.

Magazine Luiza faz entrada agressiva no Rio de Janeiro, com 50 lojas

Após anos de ausência no varejo do Rio justificada pela falta de segurança no estado, a companhia deu o primeiro passo para a abertura da rede física em outubro do ano passado, quando inaugurou um centro de distribuição em Xerém, em Duque de Caxias. A operação permitiu ampliar o atendimento ao e-commerce, que cresceu na pandemia.

Em 2008, em São Paulo, o Magazine Luiza abriu 50 lojas, sendo 46 delas em um mesmo dia. Em 2019, o Magalu chegou ao Pará, com 48 operações. No Rio, a operação tem relevância por se tratar do segundo maior PIB do país, informou a empresa.

O Magalu tem dois terços de suas vendas feitas pelos canais digitais. No primeiro trimestre deste ano, essa fatia bateu em 70%, quando houve novo período de lojas fechadas em razão da pandemia. Ainda assim, as vendas físicas avançaram 4% na comparação com janeiro a março de 2020. No período, a companhia fez 154 inaugurações, batendo 1.310 lojas em todo o país.

No Rio, os endereços incluem Ipanema, Copacabana, Bangu e Centro — nas ruas da Alfândega e Uruguaiana —, na Região Metropolitana, como Niterói e Belford Roxo, e alcançando o interior em cidades como Araruama e Petrópolis.

Para o terceiro trimestre, há inauguração confirmada no BarraShopping, na Barra da Tijuca, e chegada a outros centros comerciais.

As 23 primeiras aberturas resultaram em 700 contratações de profissionais selecionados localmente em um processo que bateu 13 mil inscritos em busca de uma vaga. Contando o centro de distribuição, as contratações se aproximam de mil.