A Magazine Luiza concluiu o processo seletivo de seu programa de trainees para 2021. Recentemente, ele foi alvo de ataques nas redes sociais porque a empresa decidiu contratar apenas profissionais negros no processo seletivo.

Contudo, as críticas ao programa fizeram também elevou o números de inscritos. Foram mais de 22.500 candidatos. Segundo a empresa, com uma oferta maior de talentos, em vez de contratar os habituais 10 trainees, irá selecionar 19 candidatos.

+ FIES oferecerá 93 mil vagas para financiamento estudantil em 2021
+ Concursos públicos têm 14.121 vagas e salário pode chegar a R$ 33,6 mil

Esta será a maior turma de trainees formada pela Magazine Luiza. Comparado com o programa de um ano antes, quando não foi aplicada a temática racial, foram menos de 18 mil inscritos e 12 candidatos selecionados.

Segundo a diretora-executiva de gestão de pessoas da empresa, Patricia Pugas, a Magazine Luiza já vinha tentando fazer movimentos para elevar a participação dos negros nesses processos seletivos. Em edições anteriores, por exemplo, foi retirada a exigência de inglês fluente e experiências internacionais com intercâmbios.

Outra alteração foi o prazo de formação dos candidatos. Tradicionalmente, empresas exigem candidatos com no máximo dois anos de formação. A Magazine Luiza expandiu esse prazo para três.