Antes conhecidos como produtores de bugigangas e copiadores de tecnologias estrangeiras, os chineses estão mostrando, pouco a pouco, que esse estereotipo começa a cair em desuso. Um dos exemplos mais atuais é a 99, empresa brasileira de mobilidade urbana que pertence à Didi Chuxing, plataforma líder mundial no segmento.

A 99 foi a única empresa latino-americana do setor de mobilidade a ser mencionada no estudo “2020 BCG Tech Challengers”, feito desde 2006 pela consultoria Boston Consulting Group (BCG), que elegeu companhias em 14 países emergentes, sendo 40% delas na China. “Nossos esforços constantes para desenvolver soluções que atendam às necessidades dos brasileiros mostram que estamos no páreo da tecnologia mundial ao lado de grandes empresas e países”, afirmou Davi Miyake, diretor-geral da 99.

“Durante a pandemia, com desafios ainda maiores, pudemos inovar e reforçar nossa liderança em iniciativas inéditas como corridas por WhatsApp e lançamento da 99Pay”. No último ano, a 99 investiu R$ 90 milhões no lançamento de novos produtos.

(Nota publicada na edição 1205 da Revista Dinheiro)