Desde janeiro, a Amway, empresa americana de vendas diretas, está produzindo sua linha de limpadores multiuso, em Jundiaí, interior de São Paulo. Parte de um plano de investimentos de US$ 150 milhões que serão aportados no Brasil até 2019, esse é o primeiro projeto de fabricação local da companhia, que desembarcou por aqui em 1991. Os limpadores multiuso respondem por 10% das vendas da subsidiária. Até o fim do ano, a ideia é ampliar o pacote de produção com até três novos itens. “Há quatro anos, o País é a filial que mais cresce na operação global”, diz Rossana Sadir, presidente da Amway no Brasil.

No ano passado, o faturamento local foi de R$ 300 milhões, 35% superior à receita de 2016. Para acompanhar esse ritmo, a Amway acaba de inaugurar um segundo centro de distribuição, também em Jundiaí, com 3 mil metros quadrados. Um terceiro centro será aberto em Cuiabá (MT), ainda no primeiro semestre. A empresa também está costurando parcerias para estruturar, no mínimo, 150 pontos de retirada de produtos em todo o País, até o fim de 2018. “A ideia é ter uma rede mais pulverizada, ágil e 30% mais barata para os nossos distribuidores”, diz Rossana.

(Nota publicada na Edição 1060 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim, Márcio Kroehn e Moacir Drska)