Giro

Macron, Merkel e Johnson se reunirão com Erdogan para falar da Síria

Macron, Merkel e Johnson se reunirão com Erdogan para falar da Síria

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson (D), o presidente francês Emmanuel Macron (C) and e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel (E), se reunirão com Erdogan para falar da Síria - POOL/AFP

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou, nesta sexta-feira (18), que a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e ele se encontrarão com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan para discutir sua ofensiva no nordeste da Síria.

Ao final da cúpula europeia em Bruxelas, Macron declarou que os três líderes europeus planejam se reunir nas próximas semanas com Erdogan, provavelmente em Londres”.

Já o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta sexta-feira, também depois da cúpula de líderes europeus, que a trégua turca liderada pelos Estados Unidos não é algo sério e pediu a Ancara para interromper sua ofensiva contra os curdos na Síria.

“A situação é bastante óbvia. Esse chamado ‘cessar-fogo’ não é o que esperávamos. Na verdade, não é um cessar-fogo, é um requisito de capitulação dos curdos”, disse ele a repórteres em Bruxelas.