Como esperado pelo mercado, a Apple lançou, durante um evento online nesta segunda-feira (18), o seu novo MacBook Pro. A linha ganhou dois modelos: um de 16 polegadas e uma versão compacta de 14 polegadas. Esta será a primeira versão com um chip exclusivo para notebooks, com o processador M1X ou M1 Pro, desenvolvido pela própria empresa.

Entre as novidades do lançamento está o retorno do carregador MagSafe (por indução) e um display notch (como os disponíveis nos iPhones) para abrigar a câmera do notebook. O display, chamado de Liquid Retima XDR, traz a tecnologia mini LED – que melhora o brilho e contraste – e ProMotion, com taxa de atualização de até 120 Hz. 

+ Apple atualiza linha de AirPods e HomePod Mini focada em música

Em relação aos chips, o M1 Pro pode ser encontrado nas versões de 14 e de 16 polegadas. Ele tem uma CPU de até 10 núcleos com promessa de performance até 70% superior ao M1. A memória RAM unificada parte de 16 GB, mas pode ser personalizada até 32 GB por um custo adicional.

Já o M1 Max está disponível apenas em uma versão com tela  de 16 polegadas. O componente também tem uma CPU de 10 núcleos, com memória RAM inicial de 32 GB que pode chegar até 64 GB. Customizando o computador com as peças mais robustas, o valor chega a R$ 78 mil. Todas as variações possuem armazenamento SSD nas opções padrão de 512 GB e 1 TB, com personalização de até 8 TB. (Veja os preços dos produtos aqui).