Inaugurado oficialmente no sábado (10) para a temporada brasileira de cruzeiros 2022/23 em uma cerimônia para hóspedes e convidados no porto de Santos (SP), o MSC Seashore é o maior e mais moderno navio a navegar pelas águas do País. Mede 339 metros de comprimento, o que supera 3,3 campos de futebol alinhados. Seus 19 andares comportam 13 mil m2 de áreas externas destinadas ao relaxamento, lazer e entretenimento. São seis piscinas, nove restaurantes e 18 bares, além de um teatro para 1,2 mil espectadores. Com 2.270 cabines, acomoda até 5.877 passageiros.

Para muita gente, a ideia de permanecer apenas alguns dias em um navio onde há tantas pessoas a bordo pode não corresponder a uma viagem de sonhos. E foi justamente pensando em quem exige maior privacidade que a MSC criou o conceito Yacht Club em suas embarcações de cruzeiro. Trata-se de uma ala VIP onde as instalações e os serviços foram pensados para quem busca exclusividade em qualquer situação. As regalias vão da prioridade no embarque e desembarque a mordomo e serviço de concierge 24 horas. As piscinas são exclusivas, assim como o restaurante panorâmico e o lounge com vista de toda a proa. Os pacotes de internet e de bebidas ilimitadas estão incluídos, assim como o acesso à área termal do MSC Aurea Spa ­— no caso do Seashore, o ambiente dedicado ao bem-estar e relaxamento tem inspiração balinesa, com diversas opções de tratamentos corporais e faciais que usam técnicas ancestrais da Indonésia.

Se tudo no Seashore é superlativo, o mesmo vale para o Yacht Club, o maior e mais luxuoso da frota, com 3 mil m² distribuídos em quatro andares, inlcuindo duas novas Owner’s Suites. Ambas são mobiliadas com sala de jantar e estar, closet, escritório e varanda que inclui hidromassagem e espreguiçadeiras. Desenhadas pelo escritório de arquitetura genovês De Jorio Design International, cada suíte oferece uma variedade de recursos que elevam o padrão de luxo a bordo. Os lençóis são de algodão egípcio e é possível escolher entre uma ampla variedade de travesseiros. “O Yacht Club é uma experiência de viagem premium”, afirmou o diretor-geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli. “É como navegar em seu iate privativo, mas com todas as comodidades de um navio de cruzeiro.” Para quem se torna membro dessa classe especial, o café da manhã, o almoço e o jantar são servidos em um restaurante dedicado, com menus à la carte. Além disso, o Top Sail Lounge e a piscina The One Pool têm áreas próprias para refeições com opções de lanches servidos em bufê ao longo do dia.

“O Yacht Club é uma experiência de viagem premium. Como um iate particular com todas as comodidades de um cruzeiro” Adrian Ursilli diretor-geral da MSC no Brasil.

COMPRAS Até as compras nas lojas do navio podem feitas de forma personalizada para quem se hospeda no Yacht Club. Nos corredores há vitrines com itens de grifes de alto padrão que funcionam como showroom para quem deseja comprar bolsas, óculos, joias e relógios. Os hóspedes podem reservar horários fora do funcionamento das lojas para realizar compras privativas — ou aproveitar uma visita exclusiva da joalheria na própria suíte. Evidentemente, tudo isso tem um custo adicional, mas ele não chega a ser exorbitante. Um cruzeiro de sete noites de Santos (SP) a Maceió, com paradas em Salvador e Búzios parte de R$ 11.049,00 por pessoa, com taxas inclusas, se a acomodação for na Suíte Deluxe.

Divulgação

“Nesta temporada a MSC realizará 132 viagens pelo Brasil, com uma oferta total de quase 200 mil cabines, 68% a mais que na de 2019/20”, disse Ursilli. “Já lançamos a temporada 2023/24, na qual aumentaremos em mais 7% o total de cabines ofertadas”. Segundo ele, isso comprova o empenho em continuar oferecendo oportunidades de negócios para todo o setor do turismo.

PARA QUEM VAI SE HOSPEDAR EM SANTOS

A temporada de cruzeiros da MSC neste verão brasileiro permite embarques em cinco portos: Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP). Como nem sempre os horários de entrada e saída dos navios contemplam as necessidades de passageiros que se deslocam de outras localidades, é sempre bom planejar o momento de check-in. Para quem deseja passar pelo menos uma noite na Baixada Santista, a melhor opção de hospedagem é o Sheraton Santos. Inaugurado em 2018, é o primeiro hotel internacional cinco estrelas da cidade. São 212 quartos, 15 suítes executivas, uma suíte presidencial (com diárias a partir de R$ 3.639), salas de jogos para crianças e piscina coberta com lobby bar.

Embora não fique à beira-mar, a propriedade faz parte do maior empreendimento multiuso do Litoral Paulista, o Praiamar Corporate, que inclui um edifício residencial, outro de escritórios e um shopping center. O café da manhã é servido no restaurante O Lagar, que tem uma saleta privativa para grupos fechados e atende não hóspedes para o almoço e jantar. Sob comando do chef Vinicius Balbueno, serve pratos com influência da culinária portuguesa, caso das receitas de bacalhau e de polvo, e possui adega com mais de 2 mil garrafas do mundo todo.