Até a próxima sexta-feira, 30, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve escolher pelo menos 16 pessoas para ocupar cargos em ministérios e secretarias. Um dos nomes mais aguardados para a equipe do petista é o de Simone Tebet (MDB), peça elementar na campanha eleitoral no segundo turno. Especula-se que a senadora deva ocupar a cadeira no Ministério das Cidades ou na Secretaria de Planejamento e Orçamento.

Desde o anúncio de 14 nomes na última sexta, 23, como o de Geraldo Alckmin para Indústria e Comércio, Nísia Trindade para Saúde e Anielle Franco para Igualdade Racial, Lula reiterou o aviso de que os próximos nomes deveriam ser anunciados após o Natal. Até o momento, 21 cargos estão ocupados.

+ Lula anuncia Alckmin e primeiras mulheres em ministério

Ainda não foram anunciados os ministros e secretários das seguintes pastas:

Ministérios:

Povos Indígenas

Previdência Social

Esporte

Cidades

Integração e Desenvolvimento Regional

Meio Ambiente

Transportes

Minas e Energia

Comunicações

Turismo

Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Pesca e Aquicultura

Secretarias:

Comunicação Social

Segurança Institucional

Planejamento e Orçamento

Na oportunidade, Lula deve também oficializar Marina Silva (Rede) como ministra do Meio Ambiente. Ela aceitou o convite após reuniões com o mandatário na última sexta-feira. A líder também oficializou apoio a Lula nas Eleições, após o petista seguir na disputa contra Jair Bolsonaro no segundo turno.