Em mais uma rodada da pesquisa eleitoral do FSB Pesquisa encomendada pelo BTG Pactual, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém 45% das intenções de voto, enquanto que Jair Bolsonaro sobe para (PL) tem 36%.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 19 e 21 de agosto e em comparação a pesquisa anterior Lula se manteve estável. Já Bolsonaro subiu dois pontos percentuais, saindo de 34% para os 36% atuais.

+ Youtube dominado pela direita e esquerda reagindo no TikTok: como está a campanha nas redes sociais

Entre os demais candidatos, Ciro Gomes (PDT) teve 6% das intenções de voto, com Simone Tebet (MDB) com 3%, Vera Lúcia (PSTU) com 1% e Pablo Marçal (Pros) também com 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Não votaram em nenhum candidato foram 4% das respostas, enquanto que brancos ou nulos foram 2% e não sabem/não responderam foram 3%.

Segundo turno

A pesquisa ainda trouxe alguns cenários em relação ao segundo turno daqs eleições presidenciais. No principal deles, entre Lula e Bolsonaro, o candidato petista teve 52% das intenções de voto, contra 39% do atual presidente. Em outros dois cenários, Lula venceria Ciro Gomes (49% contra 30%) e também Simone Tebet (53% contra 25%).

Num cenário contra Gomes e Tebet, Bolsonaro perderia para o candidato do PDT (40% a 47%) e houve um empate técnico com a candidata do MDB (42% para ambos).

O levantamento do FSB/BTG tem margem de erro de dois pontos percentuais e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00244/2022.