Em pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou a invasão aos Três Poderes e assinou um decreto de intervenção no Distrito Federal. O político chamou os invasores de vândalos e nazistas e criticou os ataques por parte dos bolsonaristas antidemocráticos, ocorrida na tarde deste domingo, 8. O decreto vale até o dia 31 de janeiro de 2023.

“Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, chamados porque está combinado na política invadir a sede do governo federal e invadir a suprema corte, como verdadeiros vândalos. Achamos que houve falta de segurança, todas as pessoas serão encontradas e punidas. Vão perceber que a democracia garante liberdade de expressão, mas exige que as pessoas respeitem as instituições criadas para fortalecer a democracia”, declarou.

O interventor será Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública

+ Lira: rsponsáveis por ataque à democracia devem ser identificados e punidos

[Essas pessoas] podemos chamar de nazistas, stalinistas e fascistas fanáticos, fizeram o que nunca foi feito na historia desse pais. Na esquerda já houve pessoas torturadas, mortas e desaparecidas, e nunca um movimento de esquerda invadiu o congresso. Não tem precedente na história do país. 

“Decreto intervenção federal no DF por temor ao grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal”, afirmou Lula.  

Neste domingo, Lula estava em visita em Araraquara (SP), acompanhado da primeira-dama Janja, para avaliar estragos causados pela chuva no município.