Giro

Lukashenko afirma que Putin garantiu ajuda para preservar segurança do país (imprensa)

Lukashenko afirma que Putin garantiu ajuda para preservar segurança do país (imprensa)

(2019) Os presidentes Alexander Lukashenko (e) e Vladimir Putin, durante evento em São Petersburgo - Sputnik/AFP/Arquivos

O presidente bielorrusso, Alexandre Lukashenko, que enfrenta uma série de protestos nas ruas desde a sua reeleição, garantiu neste sábado (15) que seu aliado russo, Vladimir Putin, garantiu ajuda para preservar a segurança do país.

“Caso Belarus peça, uma ajuda completa será oferecida (pela Rússia) para garantir a segurança do país”, afirmou Lukashenko, citado pela agência de imprensa estatal Belta, depois que os dois líderes conversaram por telefone neste sábado.

O presidente bielorrusso, que enfrenta a maior onda de protestos em seu país desde a sua chegada ao poder, em 1994, fez referência a um acordo militar que associa Minsk a Moscou através da União da Rússia e de Belarus, uma aliança intergovernamental, e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTCS).

“Quando estão em jogo assuntos militares, temos um acordo com a Federação Russa no marco da União (de Rússia e Belarus) e da OTCS”, lembrou Lukashenko. “É por este motivo que tive hoje uma longa e profunda conversa com o presidente russo sobre a situação”, assinalou.

Após o telefonema, o Kremlin se disse “confiante” em que a crise política em Belarus será solucionada em breve.

Desde o domingo passado, dezenas de milhares de manifestantes contestam a reeleição de Lukashenko, sob a acusação de fraude, e criticam a repressão das forças de segurança.

O poder bielorrusso recebeu o apoio de Moscou, que denunciou diversas tentativas de “interferência estrangeira” para desestabilizar este aliado histórico da Rússia, apesar das diferenças nas últimas semanas entre dirigentes russos e bielorrussos.

Veja também

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?