Enquanto companhias aéreas procuram por alternativas verdes e renováveis ao querosene de aviação, a Lufthansa resolveu lançar um serviço que visa diminuir o peso na consciência daqueles que voam pensando nas emissões de carbono dos motores do aviões. A companhia aérea alemão lançou o sistema Compensaid, onde passageiros que se sentirem mal com a pegada de carbono de suas viagens podem pagar uma taxa a mais para que seu voo use Sustainable Aviation Fuel (combustível sustentável de aviação), um tipo de querosene sintético segundo a Associated Press.

Segundo a Lufthansa, o uso do combustível pode diminuir em até 80% as emissões de gás carbônico de suas viagens, e que a iniciativa é uma maneira da empresa de “garantir as pessoas uma ferramenta que mostre aos passageiros o efeito das mudanças em seus voos”, disse Gleb Tritus, diretor do centro de inovação da companhia.

O preço da consciência limpa porém, não vai ser tão barato e virá como uma taxa adicional da passagem, com preço variando de acordo com a distância percorrida. Há também a opção de doar para o reflorestamento de áreas desmatadas, que terá preço fixo de 165 euros por passagem/doação.