O lucro por ação do mercado brasileiro, com base no índice MSCI Brazil, terá alta de 19% na comparação entre 2021 e 2019, segundo projeção dos analistasdo BofA (Bank of America). Os especialistas entendem que o mercado brasileiro terá a melhor recuperação no próximo ano em relação aos demais emergentes, que devem avançar 6%.

Basicamente, o lucro por ação é uma maneira de calcular o desempenho das ações em determinado período. Divide-se o lucro de uma empresa, ou de várias, que é apresentado no resultado operacional, pelo total de ações que ela têm.

Segundo informações do Valor Invest, o relatório considera que os balanços do segundo trimestre já mostraram o impacto total dos ‘lockdowns’ e que já houve tempo suficiente desde o início da pandemia para que os analistas revisem as estimativas.

+ EUA impõe sanções aos principais bancos iranianos
+ Bancos recomendam que empresas segurem processo de abertura de capital

 

O relatório destaca ainda que as empresas buscaram mais caixa no período, com caixa e equivalentes de caixa para o índice IBX (excluindo finanças) aumentando 80% na comparação anual. Excluindo as gigantes Petrobras e Vale, o avanço é de 72%.

O capex (despesas de capital ou investimento em bens de capital), por sua vez, deve apresentar aumento em 2021. Vale lembrar que esse indicador ficou estagnado nos últimos quatro anos.

Apesar do impacto financeiro da crise provocada pela pandemia da covid-19,  as empresas conseguiram sustentar baixos níveis de endividamento em 2020 em comparação com anos anteriores.

Por fim, os analistas do BofA afirmam, segundo o Valor Invest, que os bancos constituíram provisões antecipando-se à deterioração da qualidade dos ativos.