Geral

Lucro do FGTS: saiba quando será pago e quem tem direito

Crédito: Divulgação/FGTS

Saques do FGTS estão disponíveis para o trabalhador (Crédito: Divulgação/FGTS)



Trabalhadores com contas ativas no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) têm direito ao lucro da aplicação de seus valores. 

O dinheiro aplicado no Fundo é usado pelo governo em aplicações como projetos públicos para obras em habitação, saneamento básico e infraestrutura. Cerca de 95% do que rende destas aplicações é devolvido para as contas dos beneficiários.

+Leite a quase R$ 10 vira meme na internet; entenda por que alimento está tão caro

Conforme a lei, esses valores devem estar disponíveis nas contas dos beneficiários até o próximo dia 31 agosto. O montante ainda não foi anunciado pelo conselho curador do FGTS. Ano passado foram mais de R$ 8,1 bilhão dos lucros de 2020. 




Quem tem direito? 

Tem direito a esse dinheiro quem tinha algum saldo em sua conta no dia 31 de dezembro de 2021. No entanto, ele não poderá ser retirado a qualquer momento, só podendo ser sacado em ocasiões como saques aniversários e extraordinários ou nas modalidades tradicionais, como em demissões sem justa causa. 

Quanto será depositado? 

Ainda não há certeza do quanto será distribuído e a divisão do montante total. Mas a tabela abaixo mostra como foi dividido os lucros de 2020, depositados em 2021: