Nova York, 29 – A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 328,4 milhões, ou US$ 0,28 por ação, no seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 29 de março de 2020. O resultado representa queda de 50,5% ante igual período do ano fiscal anterior, quando a companhia lucrou US$ 663,2 milhões, ou US$ 0,53 por ação. Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 0,32 por ação. A receita líquida caiu 4,9% na mesma comparação, para US$ 6 bilhões.

Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,34 por ação e receita de 5,89 bilhões.

Segundo a rede de cafeterias, a queda das vendas foi motivada principalmente pela pandemia de covid-19, que provocou o fechamento temporário de lojas, mudanças nas operações, horários reduzidos e diminuição do tráfego de clientes.

As vendas globais no conceito mesmas lojas caíram 10% no segundo trimestre fiscal na comparação anual. Esta foi a primeira queda registrada após 41 trimestres consecutivos de alta. As vendas orgânicas tinham diminuído pela última vez em 2009, durante a recessão. Nos EUA, essas vendas diminuíram 3%, e na China, 50% no segundo trimestre fiscal.

Aproximadamente 50% das lojas próprias da Starbucks nos EUA estão fechadas. As outras continuam com vendas drive-through e entregas. A rede pretende começar a reabrir as lojas que estão fechadas, com o serviço modificado, em 4 de maio.

Os negócios da empresa na China sentiram o impacto do vírus desde janeiro, com as vendas mesmas lojas caindo 90% no pico do surto no país, em meados de fevereiro. Quase 100% de suas lojas na China estão funcionando agora com horário reduzido e serviço modificado. A companhia acredita que as vendas no país devem se recuperar substancialmente, com vendas orgânicas no fim do ano fiscal 2020 praticamente no mesmo nível verificado um ano antes.

A Starbucks disse esperar que o impacto da pandemia seja ainda maior no trimestre corrente e continue afetando seus negócios em menor grau no fim do ano. A empresa cancelou no início deste mês seu guidance para todo o ano fiscal, e não divulgou novas estimativas. Segundo a Starbucks, ainda não é possível estimar com precisão os impactos financeiros da pandemia de covid-19. “Continuamos navegando por essa situação dinâmica – que acreditamos ser temporária – e estamos confiantes de que a Starbucks sairá dessa crise global ainda mais forte do que antes.”

A Starbucks foi uma das primeiras redes nos EUA a restringir o tráfego de clientes nas lojas, limitando os serviços a entregas e retirada no local de pedidos feitos antecipadamente. Fonte: Dow Jones Newswires.