São Paulo, 28 – A Starbucks obteve lucro de US$ 885,7 milhões, ou US$ 0,74 por ação, em seu primeiro trimestre fiscal, encerrado em 29 de dezembro de 2019, disse a companhia na terça-feira. O resultado representa alta de 16,4% ante o lucro de US$ 760,6 milhões, ou US$ 0,61 por ação, registrados em igual período do ano fiscal anterior. Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 0,79 por ação.

A receita líquida no primeiro trimestre fiscal aumentou 7% na comparação anual, para US$ 7,1 bilhões. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,76 por ação e receita de US$ 7,1 bilhões. Segundo a Starbucks, as vendas no trimestre foram impulsionadas pelo crescimento de seu programa digital de fidelidade e por novas bebidas, principalmente as frias.

O lucro e as vendas da companhia vêm crescendo de forma constante nos últimos trimestres, com a melhora do sistema de pedidos por celular e a oferta de novas bebidas frias e sazonais. Em 2019, as ações da Starbucks subiram 36,5%, e acumulam ganho de 0,8% em 2020.

Porém, a rede de cafeterias fechou mais da metade de suas lojas na China por causa do surto de coronavírus no país. A Starbucks disse que o fechamento é temporário, mas deve afetar os resultados do segundo trimestre e de todo o ano fiscal. A rede tinha mais de 4 mil lojas no país até 30 de setembro, que era responsáveis por cerca de 10% das vendas globais, segundo o analista Matthew DiFrisco, do banco de investimento Guggenheim.

As vendas em lojas abertas há pelo menos 13 meses aumentaram 5% globalmente no primeiro trimestre fiscal, enquanto analistas esperavam crescimento de 4,4%. Essas vendas aumentaram 6% nos Estados Unidos e 3% na China. Nos EUA, o crescimento ficou em linha com o do trimestre anterior, mas na China houve queda de 2 pontos porcentuais. No país asiático, a Starbucks vem enfrentando forte concorrência da rede local Luckin Coffee. Fonte: Dow Jones Newswires.