A Lojas Renner informou que lançou nesta quinta-feira, 10, o RX Ventures, um fundo de Corporate Venture Capital (CVC), que tem como objetivo investir no crescimento de startups focadas em soluções inovadoras para todo o ecossistema de moda e lifestyle. O fundo, que tem capital de R$ 155 milhões, prevê períodos de quatro anos de investimento e mais quatro para desinvestimento, buscando pelo menos dez empresas.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa afirma que os segmentos a serem priorizados são Fashion & Retail Tech (varejo de moda), E-Commerce e Marketplace, MarTech (conteúdo, marketing e branding), FinTech (soluções financeiras) e LogTech (logística e supply chain).

Dólar sobe ante real com foco em combustíveis e sem sinal de alívio em tensão geopolítica

Os critérios para alocação dos recursos incluirão também o comprometimento das startups com boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), um dos pilares da estratégia e das operações da companhia.

A operação do CVC – um dos maiores do tipo já lançados no País para parcerias com múltiplas empresas inovadoras e o primeiro do varejo de moda brasileiro estruturado dentro do modelo de FIP (Fundo de Investimento em Participações) – prevê uma dinâmica de gestão integrada com a gestora parceira escolhida, a PortCapital.

“No encerramento do ciclo de aporte, cada participação do CVC poderá evoluir para uma aquisição de controle, uma venda ou então contribuir para a abertura de capital”, afirma a empresa.