Giro

Loja só vende Ivermectina para quem levar foto provando que tem cavalo

Crédito: Reprodução/Pixabay

A a decisão vai de acordo com a Food and Drug Administration, onde afirma que ‘se você não é cavalo, não tome remédio para cavalo’. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Pode parecer piada, mas uma loja em Las Vegas só vende Ivermectina para quem levar uma foto de seu cavalo, o medicamento foi falsamente relacionado com tratamento precote contra o coronavírus.

O fato aconteceu após o proprietário identificar um aumento significativo na demanda pelo medicamento nos últimos meses, passando a crer que os indivíduos não estão usando-o por suas propriedades de vermifugação nos bichos de grande porte.

+ Anvisa suspende e manda investigar importação e uso no Brasil da proxalutamida, dizem fontes

A certeza veio quando um cliente informou que estava ingerindo a substância, mesmo sabendo dos efeitos colaterais que poderiam se manifestar. “Eu pedi que um senhor entrasse, ele era mais velho e me disse que sua esposa queria que fizesse o uso de ivermectina. Eu imediatamente disse que não era seguro levar pra casa”, revelou o gerente Shelly Smith, ao Local 12. Foi então que teve a ideia de vender apenas para quem comprovar que tem um cavalo.



Obviamente, a decisão vai de acordo com a Food and Drug Administration, onde afirma que ‘se você não é cavalo, não tome remédio para cavalo’. Shelly colocou uma placa dentro do estabelecimento, deixando sua política em evidência. ‘A Ivermectina só será vendida para proprietários de cavalos. VOCÊ DEVE MOSTRAR UMA FOTO COM SEU CAVALO’, ao lado, está um sinal de alerta indicando que ingerir drogas para animais pode levar os humanos à morte.

Todavia, essa não é a única loja de animais que registrou um aumento pela procura de Ivermectina. A Modern Pet Foods, no noroeste do Texas, informou que as vendas do medicamento giravam em torno de 10 pacotes por mês, contudo, subitamente este número saltou para 50-100.

A Food and Drug Administraton permanece com sua mensagem sobre o uso do componente “Por um lado, as drogas animais possuem altas doses concentradas, pois o foco são bichos grandes, como cavalos e vacas. Eles podem pesar muito mais do que nós – uma tonelada aproximadamente”, escreveu o FDA em seu site. “Essas doses são altamente tóxicas em humanos”. O remédio atua como um vermífugo poderoso em animais de até seis mil quilos, também receitado para casos particulares, como éguas gestantes e potros de todas as idades. Ou seja, não se deve comprar o medicamento em lojas voltadas à veterinária, se for para uso pessoal.


A notícia rapidamente viralizou pelas redes e os internautas aproveitaram o momento para fazer piada. Os humanos só devem tomar Ivermectina quando prescrita por um profissional da saúde, pois é importante para o tratamento de algumas doenças, como escabiose. (E mesmo assim é vendida em farmácias, não lojas de animais)