Se as eleições fossem esta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno. Lula aparece com 44% das intenções de voto, e o atual presidente com 39%, aponta a pesquisa EXAME/IDEIA. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

Por região, Lula vence Bolsonaro no Nordeste (51% X 35%), Sudeste (47% X 37%), e no Norte (41% X 34%). A situação se inverte em favor do atual presidente no Centro-Oeste (64% X 25%), e no Sul (40% X 33%). Por faixa etária, Bolsonaro só vence entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos (44% a 40%).

+ Lula venceria em 1º turno; metade do eleitorado avalia negativamente Bolsonaro

+ Licença de advocacia de Rudy Giuliani é suspensa após acusações falsas sobre eleição de Trump

+ Bolsonaro: não acredito em pesquisa eleitoral; por isso queremos voto auditável 

Na sondagem do primeiro turno, Lula aparece à frente de Bolsonaro, mas com margem apertada (22% X 19%). Logo atrás deles está Ciro Gomes (PDT), com 6%, Sergio Moro (sem partido) e João Dória (PSDB), ambos com 2%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tasso Jereissati (PSDB), ambos com 1% das intenções de voto.

A sondagem foi feita com abordagem espontânea, sem que os candidatos fossem apresentados previamente. Ainda no primeiro turno, 42% das pessoas sondadas em uma pergunta espontânea responderam que não sabem em quem votar.

A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos. Lula e Bolsonaro lideram o índice, com 37% e 40%, respectivamente. Os demais candidatos ficam na faixa dos 25%.