Giro

Lixo espacial encontrado no Paraná pode ser da SpaceX

Crédito: Reprodução/Portal RDX

Agência Espacial Brasileira confirmou que objeto encontrado no Paraná é um pedaço de lixo espacial (Crédito: Reprodução/Portal RDX)



A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou que o objeto metálico de cerca de 4 metros encontrado no dia 16 de março em São Mateus do Sul, no Paraná, é um pedaço de lixo espacial.

Uma equipe da agência chegou a cidade paranaense no dia seguinte a descoberta para analisar o objeto, que foi definido como “derivado de um artefato espacial”.

+ Show de R$ 1 mi de Gusttavo Lima em Magé vira alvo da Promotoria no Rio

Em nota à imprensa, a AEB informa que “o relatório elaborado concluiu sobre a possível procedência do objeto e informou à embaixada do país de origem no Brasil, que entrou em contato com a empresa responsável pelo artefato. Feitos os contatos iniciais, estamos no aguardo da resposta da embaixada do país de origem para tomar as providências necessárias.”, sem citar a empresa ou o país de origem responsável pelo objeto.




Peça de foguete

De acordo com especialistas da Rede Brasileira de Observação de Meteroros (BRAMON), o material pode ser parte de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, já que a cidade paranaense de São Mateus do Sul fica na linha da trajetória de reentrada do veículo lançador.

O formato e o tamanho do objeto são compatíveis as características do tubo que reveste o motor do segundo estágio do foguete. Segundo a BRAMON, a peça é formada por uma liga de nióbio e titânio, com grande resistência a altas temperaturas.

Legislação sobre o lixo espacial

A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém um registro de todos os objetos espaciais. No caso do Brasil, o registro desses  objetos é gerido pela AEB. O decreto n. 71.989, de 26 de março de 1973, promulgou o Acordo sobre Salvamento de Astronautas e Restituição de Astronautas e de Objetos Lançados ao Espaço Cósmico.


Segundo o artigo 5 do decreto, em caso de identificação de um determinado artefato espacial que tenha retornado à Terra em território brasileiro, esse deve ser enviado de volta ao país que realizou o lançamento.






Tópicos

AEB Agência Espacial Brasileira Bramon Como comprar antena Starlink? Como funciona internet por satélite? Como funciona Os satélites Starlink? Como funcionará a Starlink? Como ver a Starlink? derivado de artefato espacial destroço destroço espacial elon musk biografia elon musk criptomoeda elon musk dinheiro elon musk empresas elon musk instagram elon musk livro elon musk marte elon musk twitter esposa do ministro das comunicações ex-ministro das comunicações falcon 9 foguete foguete de elon musk cai no brasil foguete de elon musk cai no paraná foguete elon musk fazenda paraná internet por satélite é boa internet rural via satélite embratel internet via satélite claro internet via satélite ilimitada internet via satélite residencial internet via satélite rural internet via satélite rural ilimitada internet via satélite rural preço lixo espacial ministro das comunicações silvio santos o que fazer com lixo espacial? Paraná Quais empresas trabalham com internet via satélite? Qual a sigla do Ministério das Comunicações? Qual a velocidade da internet Starlink? Qual a velocidade da internet via satélite? Qual é a idade de Fábio Faria? Qual é a melhor internet para zona rural? Qual é a melhor internet via satélite? Quanto custa a Internet via satélite? Rede Brasileira de Observação de Meteoros resto espacial spacex ao vivo spacex bolsa spacex foguete spacex hoje spacex internet spacex launch spacex Starship spacex twitter starlink anatel starlink brasil starlink cadastro starlink criptomoeda starlink preço starlink tracker starlink velocidade starlink wikipedia