Laurent Suaudeau, um dos mais renomados chefs, conhecido pelo talento e por ter formado inúmeros profissionais na escola, em São Paulo, que recebeu o nome do ícone francês, tem sua história contada num livro que está saindo do forno pela Editora Melhoramentos.

O Toque do Chef  é uma obra única que fala sobre a vida do Chef dos Chefs, apelido que ganhou carinhosamente no Brasil. A outra novidade é que detalha as 50 das grandes receitas de Laurent, criadas ao longo das quase cinco décadas dedicadas à cozinha, com imagens do premiado Sérgio Coimbra, um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo – referência na fotografia culinária, Coimbra trabalhou tanto para publicações quanto para chefs renomados.

+ SNEL comemora aumento de livros vendidos e de faturamento no setor

Envolvente, o texto é de autoria do jornalista e escritor Carlos Eduardo Oliveira, que viajou à França com o chef para vivenciar de perto suas raízes, a Cholet natal, seu início na profissão, seus mestres – a quem ele reverencia até hoje –, a família de origem operária e até seus passos no futebol.

Os prefácios são assinados pelo restaurateur Rogério Fasano e o publicitário e gourmand Washington Olivetto. “Laurent poderia ter escolhido qualquer lugar no mundo para ensinar, mas foi no Brasil, que ama, que ele resolveu ficar, para a nossa sorte e prazer”, cita Rogério.

“Laurent Suaudeau, com disciplina de quem nasceu filho de um líder sindical, o espírito de quem, na infância, era sobrinho de um técnico de futebol, e o aprendizado de quem chegou ao Brasil como o mais francês dos jovens chefs franceses, se transformou, rapidamente, no mais brasileiro dos consagrados chefs brasileiros”, elogia Olivetto.

Trajetória – Em cinco décadas de carreira, Laurent tornou-se unanimidade em razão do brilhantismo e criatividade de seu trabalho. Ainda jovem, na França, já comandava grandes restaurantes. No Brasil, nos anos 1980, foi pioneiro na arte de unir a esmerada técnica francesa a ingredientes tipicamente brasileiros até então inexplorados nos menus dos restaurantes.

Ao longo das 240 páginas, o livro é um delicioso menu – ao folheá-lo, o leitor saboreia um verdadeiro banquete em texto e imagens, imaginando-se à mesa de um refinado restaurante. O Toque do Chef é, portanto, uma obra mais do que necessária para amantes da boa Gastronomia e para interessados em geral.