Foi o rock que levou Caito Maia a se tornar empresário. Na década de 1990, quando integrava a banda underground Las Ticas Tienen Fuego, ele viajou para os Estados Unidos disposto a estudar música. Ao voltar para o Brasil, trouxe na bagagem uma mala lotada de óculos de sol comprados na Califórnia. A ideia era revender para os amigos e assim pagar parte dos custos da viagem. O sucesso foi tanto que em 1998 ele inaugurou a primeira loja Chilli Beans em um ponto da Galeria Ouro Fino, na rua Augusta, em São Paulo, àquela época frequentada por fashionistas e lançadores de tendências.

Nascia ali um modelo de negócio capaz de revolucionar o mercado dessa categoria de produtos no Brasil. Hoje, a rede de lojas da marca soma 917 pontos de venda no Brasil e no mundo. Apesar do crescimento dos negócios, Caito Maia faz questão de participar de perto da gestão.

Nos últimos anos, sua experiência como CEO tem sido compartilhada com empreendedores em busca de oportunidades. Primeiro, por meio do programa Shark Tank Brasil. E, mais recentemente, com o reality show Sócio por um Dia, série de quatro episódios em que ele vai a campo para entender as dores de quem empreende e busca uma solução para negócio em risco. Sua metodologia se baseia nos três pilares básicos construídos em mais de duas décadas à frente da Chilli Beans: Pessoas, Histórias e Marca.

É sobre sua história de sucesso e os conselhos que podem auxiliar quem decide empreender que Caito Maia conversa com o diretor da Dinheiro, Celso Masson, nesta segunda-feira, às 17 horas.