Depois de uma carreira de 32 anos como consultor e sócio de empresas como PwC e IBM, Ricardo Neves, 55, assumiu o comando da Everis Brasil, empresa de consultoria fundada na Espanha e parte do grupo japonês NTT DATA. Com um desafio imenso. Além de ser o primeiro brasileiro a ocupar o cargo em 20 anos na unidade brasileira, ele teve que pegar o manche da companhia, em abril do ano passado, em meio a uma das maiores crises dessa geração. “Assumi como CEO numa nova empresa já em quarentena desde casa, sem conhecer ninguém, tendo que fazer tudo por videoconferências”, disse Neves. “Como seria estar à frente de uma grande operação de consultoria de TI, como a Everis, sem acesso as instalações ou contato presencial com as equipes ou clientes?”

Ao longo da carreira, Neves havia se preparado para o salto. Fez alguns dos programas executivos mais disputados do mundo, como o MBA Global Executivo, da Universidade Duke e um prestigioso programa de desenvolvimento executivo na Harvard Business School. Em nenhuma das aulas, ele aprendeu a liderar uma empresa remotamente à frente de um laptop. Um ano depois, a Everis Brasil encerra o ano fiscal, pela primeira vez, com resultados positivos em todos os principais indicadores do dashboard de negócios, como rentabilidade, crescimento, vendas e satisfação de clientes. Em um período de desemprego em massa, a consultoria contratou mais de 2 mil profissionais para sua operação no Brasil.

Nesta quinta-feira (13), o executivo será entrevistado pelo editor de Negócios da IstoÉ Dinheiro, Hugo Cilo, às 17h. Acompanhem a live nas nossas redes sociais ou aqui, neste portal.