A lista do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki lidera a apuração das eleições legislativas em Bagdá, a circunscrição que atribuiu o maior número de cadeiras no Parlamento, aumentando a vantagem sobre os rivais, de acordo com os resultados parciais divulgados neste sábado pela Comissão Eleitoral.

Após a apuração de 18% dos votos, a Aliança do Estado de Direito (AED) de Maliki tem uma grande vantagem em Bagdá, seguida pela Aliança Nacional Iraquiana – uma coalizão dirigida por partidos religiosos xiitas – e o Bloco Iraquiano do ex-premier laico Iyad Allawi.

Segundo outros resultados parciais publicados pela Comissão Eleitoral, a lista de Maliki também lidera em quatro províncias xiitas do sul do país, enquanto o Bloco Iraquiano vence em duas províncias de maioria sunita ao norte de Bagdá.

Uma ampla vitória em Bagdá e nas regiões xiitas do sul permitiria a Maliki vencer as eleições.

Já em previsão do resultado, a lista de Maliki já iniciou as negociações para formar o próximo governo.

“A Aliança do Estado de Direito formou um pequeno comitê de cinco pessonas que tem como missão negociar com as instituições políticas para formar uma coalizão que integrará o futuro governo”, disse à AFP Abbas al-Bayati, candidato da AED, atualmente deputado.

ak-mel/fp