Política

Lira negociou relatoria da reforma tributária com deputado que denunciou Bolsonaro

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Arthur Lira teria negociado relatoria da reforma tributária com Luis Miranda para se eleger para a presidência da Câmara (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O deputado federal Luis Claudio Miranda (DEM-DF), que afirmou ter avisado o presidente Jair Bolsonaro sobre irregularidades no contrato de compra das vacinas da Covaxin, foi definido como relator da reforma tributária em acordo político para eleger Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara. A informação foi apurada por Adriana Fernandes, do Estadão.

O combinado tinha como objetivo aprovar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que seria a primeira de quatro partes da reformulação de impostos a ser a votada na Câmara. Esse novo tributo fundiria o Programa de Integração Social (PIS), que financia pagamento do seguro desemprego, e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que incide sobre a receita bruta das empresas para financiar seguridade social, saúde e assistência social.

+ Lira diz ser possível Câmara aprovar reforma administrativa até setembro

+ Importadora da Covaxin contraria versão de Onyx Lorenzoni



A CBS, proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, teria uma alíquota de 12% com possibilidade de deduções de gastos. Após a denúncia de Miranda contra o governo federal, não se sabe como ficará a tramitação da reforma tributária no Congresso.

Lira, por sua vez, buscava aprovar a inclusão da CBS e mudanças no Imposto de Renda em uma mesma primeira votação. Para tanto, precisaria do apoio do DEM, de Miranda, cuja proteção policial foi solicitada nesta quarta-feira (23) pela CPI da Covid-19.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago