Em parceria com instituições de diferentes segmentos, a Serasa permite limpar o nome do inadimplente já no primeiro mês do parcelamento da dívida. Apenas em janeiro deste ano, das 612 mil de dívidas negociadas no Limpa Nome, mais de 471 mil foram parceladas.

Quem consta com o CPF endividado pode ser impedido de contrair crédito (na forma de empréstimos e financiamentos), adquirir cartão de crédito e até mesmo ter compras recusadas.

+ Crédito cresce 16,5% em 2021 puxado por endividamento recorde das famílias mesmo com juro maior
+ No Brasil, 64,3% dos que renegociaram dívidas voltam a atrasar contas

Segundo Aline Maciel, gerente da Serasa, é possível consultar e quitar os débitos pendentes em menos de três minutos. As dívidas podem ser parceladas em até 72 vezes.

O Mapa da Inadimplência indica que, em 2021, havia 63 milhões de consumidores inadimplentes no País. Apesar da possibilidade do parcelamento das dívidas, é importante o planejamento para conseguir quitar todas as prestações.

“Ainda que no pagamento da primeira parcela o nome do consumidor saia da lista de negativados, é fundamental ter a consciência de que todas as parcelas cabem no seu bolso para que não volte a ficar inadimplente, o que pode dificultar ainda mais a sua vida financeira”, orienta Maciel.