Giro

Liminar da Justiça Federal isenta idosa de 90 anos com Alzheimer de declarar IR

Crédito: Reprodução/Pixabay

Uma decisão provisória da Justiça Federal isentou uma idosa de 90 anos, diagnosticada com a doença Alzheimer em 2016, de declarar o Imposto de Renda (IR). (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Uma decisão provisória da Justiça Federal isentou uma idosa de 90 anos, diagnosticada com a doença Alzheimer em 2016, de declarar o Imposto de Renda (IR).

A doença não está prevista expressamente no rol das hipóteses de isenção, mas o juiz Alexandre Rossato da Silva Ávila, convocado para atuar no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, disse que a condição pode levar à alienação mental, o que é citado em lei como um dos cenários para fazer jus ao benefício.

+ Imposto de Renda: Veja como retificar a declaração

“Não é legítimo que a autora, de idade avançada, deva submeter-se à tributação mensal na fonte para depois postular a restituição”, escreveu.




A liminar foi dada no último sábado, 11, depois que a defesa da idosa entrou com um recurso para tentar reverter uma derrota em primeira instância.

O advogado afirma que ela é “absolutamente incapaz” e que as “retenções indevidas causam grave prejuízo” porque o dinheiro é usado para os cuidados da cliente. Ele pediu a suspensão do desconto na folha de pagamento e a devolução dos valores pagos desde o diagnóstico.

O juiz do TRF-4 analisou apenas o pedido urgente de suspensão. A ação vai continuar tramitando na 2.ª Vara Federal de Curitiba, que deverá decidir durante o andamento do processo sobre uma eventual restituição dos valores já pagos.







Tópicos

Alzheimer baixar o programa do imposto de renda como declarar fgts no imposto de renda 2022 como declarar fgts rescisão no imposto de renda 2021 como declarar imposto de renda como declarar IR como MEI? como declarar o saque-aniversário do fgts como declarar rescisão no imposto de renda como declarar saque-aniversário fgts no imposto de renda 2022 como declarar seguro desemprego no imposto de renda 2022 Como eu faço para ver meu fundo de garantia? como fazer consulta saque extraordinário FGTS como fazer declaração imposto de renda 2022 Como fica o IR em 2022? como funciona o saque aniversário do fgts como liberar fgts para compra de imóvel como o IR vai mexer com seu bolso COMO SABER SE PRECISO DECLARAR IMPOSTO DE RENDA 2022? Como saber se preciso declarar imposto de renda pelo CPF? correção monetária data declaração imposto de renda Datas imposto de renda 2022 Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física declaração imposto de renda 2022 data declaração imposto de renda digital declaração imposto MEI declaração IR 2022 declaração IR 2022 dia 7 prazo declaração IR 2022 Eireli declaração IR 2022 MEI declaração IR 2022 MPE declaração pré-preenchida declarar esocial empregados domésticos imposto de renda eSocial esocial deduções ESOCIAL IMPOSTO DE RENDAE estimular a economia FGTS fim da declaração do imposto de renda governo federal idosa imposto de renda imposto de renda 2022 imposto de renda 2022 data inicio imposto de renda 2022 pessoa física imposto de renda 2022 porcentagem imposto de renda 2022 quem deve declarar imposto de renda 2022 receita federal imposto de renda 2022 salário simulador imposto de renda 2022 simular amortização financiamento caixa fgts simular empréstimo fgts site da caixa site para baixar o programa de declaração do imposto de renda SMS SOCIAL NO IMPOSTO DE RENDA tabela congelada do imposto de renda tabela de imposto de renda 2022 tabela do imposto de renda tenho direito ao saque do FGTS? trabalhador usar fgts para amortizar financiamento caixa VALE A PENA USAR O FGTS PARA AMORTIZAR FINANCIAMENTO 2022 VALOR MÍNIMO PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA 2022 VALORES IMPOSTOS DE RENDA 2022 volume exorbitante de gastos vou pagar menos IR com a nova reforma tributária?