A Sanofi e a GlaxoSmithKline (GSK ), duas das maiores fabricantes de medicamentos do mundo, anunciaram nesta terça-feira (14) que estão trabalhando em conjunto para desenvolver uma vacina contra o coronavírus.

Segundo o Business Insider, a ideia das empresas é iniciar os testes para uma vacina em seres humanos ainda este ano e usá-la em larga escala à partir do segundo semestre de 2021.

+ Rússia deve testar vacinas contra coronavírus em humanos em junho
+ Presos suspeitos de vender testes rápidos de covid-19 em São Paulo
+ Butantan recebe 726 mil testes de coronavírus vindos da Coreia do Sul

As marcas são duas gigantes europeias, com valor de mercado combinado que supera os US$ 200 bilhões e mais de 200 mil funcionários.

“Como líder mundial na manufatura de vacinas, nosso foco número um é ajudar a desenvolver uma vacina”, disse Emma Walmsley, CEO da GlaxoSmithKline, durante uma teleconferência.

A Sanofi vai usar um antígeno direcionado à proteína de pico do coronavírus e a GSK fornecerá um adjuvante (auxiliador), que pode reduzir a quantidade de vacina necessária por dose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 70 pesquisas em andamento no mundo para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.