O presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque-MG) Irani Gomes comemorou o anúncio do congelamento da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel no estado dizendo que a medida “foi uma vitória que tivemos após a greve dos transportadores de combustíveis derivados de petróleo em Minas Gerais”.

Na manhã desta segunda-feira (25) o governador Romeu Zema (Novo) informou a medida em seu twitter. A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial do estado e vem depois de um protesto onde os caminhoneiros que transportam combustíveis pararam na última quinta-feira (21) em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

 

Gomes afirmou, porém, que a medida ainda não atende completamente às demandas dos tanqueiros, que querem a redução da alíquota do ICMS de 15% para 12%. 

+Falta de material e custos impactam a indústria da construção

O anúncio de Zema veio horas antes de um novo aumento dos combustíveis ser anunciado pela Petrobras. A gasolina subirá 7% e o diesel 9,1%. É a segunda alta nos produtos em menos de um mês.