Giro

Condenado a um século de prisão, líder da Ndrangheta é extraditado para a Itália

Crédito: PF/Divulgação

Rocco Morabito era conhecido como o rei da cocaína em Milão (Crédito: PF/Divulgação)



O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o italiano Rocco Morabito, apontado como líder da máfia calabresa ‘Ndrangheta’ e conhecido como ‘rei da cocaína em Milão’, foi extraditado para a Itália na manhã desta quarta-feira, 6. A medida foi executada em coordenação com a pasta e a Polícia Federal.

A entrega de Morabito às autoridades italianas foi autorizada pela Secretaria Nacional de Justiça na sexta-feira, 1º, pouco mais de um mês depois de o Supremo Tribunal Federal manter a decisão que autorizou a extradição.

Itália presta homenagem ao juiz Falcone, assassinado há 30 anos pela máfia

Letizia Battaglia, fotógrafa pioneira que desafiou a máfia, morre aos 87 anos




Ministros do Supremo autorizam extradição de mafioso da Ndrangheta

O suposto líder da máfia calabresa ‘Ndrangheta era um dos criminosos mais procurados da Itália. Ele possui quatro condenações por tráfico internacional de drogas e envolvimento com a máfia.

Rocco Morabito foi preso por agentes da Interpol em maio do ano passado na Paraíba, após fugir da cadeia no Uruguai e passar quase dois anos foragido.


Quando Morabito foi localizado no Nordeste brasileiro, as autoridades divulgaram que, somadas, as penas às quais foi condenado chegavam a 91 anos de prisão. Agora, o Ministério da Justiça esclareceu que a punição ao mafioso já bate em 103 anos de cárcere em território italiano.

A extradição do italiano foi autorizada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no início de março. Na ocasião, o colegiado levou em consideração três pontos principais: o fato das penas não estarem prescritas, nem pela legislação brasileira nem pela italiana; as condenações terem transitado em julgado – ou seja, não há mais possibilidade de recurso; e a ausência de crime político.

No dia 24 de maio, os ministros negaram o último recurso impetrado pela defesa do suposto líder da máfia calabresa e mantiveram a decisão que determinou a entrega de Morabito ao governo italiano. Os ministros ainda determinaram a certificação imediata do trânsito em julgado (quando não há mais recurso) do processo, o que abriu caminho para a extradição.






Tópicos

Brasil extradita líder mafioso Brasil extradita líder mafioso Rocco Morabito Como é a Máfia italiana hoje? extradição Itália extraditado italiano Rocco Morabito líder da Ndrangheta líder da Ndrangheta é extraditado para Itália líder mafioso é extraditado do Brasil líder Ndrangheta líder Ndrangheta extradição Itália líder Ndrangheta extraditado Itália máfia calabresa máfia italiana mafioso capturado no Nordeste brasileiro mafioso Rocco Morabito mafioso Rocco Morabito extraditado Itália mafiosos Ministério da Justiça anunciou extradição mafioso Ministério da Justiça e Segurança Pública informou extradição mafioso Ministério da Justiça extradita Rocco Morabito Morabito foi achado no Nordeste brasileiro Morabito foi capturado no Nordeste brasileiro Morabito foi localizado no Nordeste brasileiro Ndrangheta líder extraditado do Brasil Onde existe máfia? Quais os princípios da máfia italiana? Quais são as máfias italianas? Qual a diferença entre Máfia e facção? Qual a máfia mais poderosa da Itália? Qual a máfia mais poderosa do mundo? Qual é o nome da máfia italiana? Quem é o chefe da máfia italiana? rei da cocaína em Milão Rocco Morabito Rocco Morabito extraditado do Brasil Rocco Morabito líder máfia Rocco Morabito líder mafioso Rocco Morabito rei da cocaína Rocco Morabito um dos mais procurados Itália ROCCO MORABITO/NDRANGHETA/MÁFIA/ITÁLIA/EXTRADIÇÃO STF manteve decisão extradição líder Ndrangheta Supremo Tribunal Federal Supremo Tribunal Federal manteve decisão de extradição Tem Máfia no Brasil? um dos criminosos mais procurados da Itália.