Como todo mundo deve saber, o licenciamento de veículo é obrigatório. Desde o ano passado, ele pode ser realizado de forma online no Estado de São Paulo por meio do site ou aplicativo do Poupatempo.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e) é um documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Em caso de fiscalização, o motorista poderá apresentar o CRLV-e na versão digital, via aplicativo, ou, se preferir, poderá imprimir o documento em papel A4. No entanto, não há a obrigatoriedade do porte da versão impressa.

O calendário de vencimento do licenciamento varia de acordo com o final da placa do veículo. Quem não realizou de forma antecipada este ano, poderá fazer o pagamento até o último dia útil do mês de vencimento. O prazo vai de 1º de abril a 31 de dezembro – exceto para caminhões e tratores.

Confira abaixo o cronograma anual de vencimento do licenciamento com o mês de pagamento e o número final de placa:

+ Com novo código de trânsito e pandemia, validade da CNH pode aumentar para 12 anos
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH em 14 estados e no DF

 

Divulgação/DetranSP

Veja abaixo o passo a passo para o Licenciamento Digital (CRLV-e):

1-Em um banco conveniado ao Detran.SP, caixa eletrônico ou internet banking, informe o número do Renavam do veículo para pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver.

2-Em até três dias após o recebimento da taxa, o CRLV-e ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

3-O documento poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.

4-Para acessar, basta fazer o login no app Poupatempo Digital e vá em “Veículos”.

5-Depois, escolha o item “Licenciamento Digital (CRLV-e)” e baixe o documento para imprimir.

6-Para o CRLV-e ser emitido, o proprietário deve estar com todos os débitos vinculados ao veículo quitados.

7-Para acesso ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado no site.