O calendário de vencimento do licenciamento anual de veículos no estado de São Paulo começa na sexta-feira (1º). O cronograma de pagamento do Detran-SP é estabelecido conforme o final da placa dos veículos. 

No mês de julho, os proprietários dos veículos com placa final 1 e 2 devem regularizar o pagamento, que pode acontecer até o dia 31/07. O prazo não se aplica para donos caminhão e caminhão-trator, cujo início do pagamento é no mês de setembro. 

+IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

Confira o calendário completo

Divulgação/ Detran-SP

 

Divulgação/ Detran-SP

 

Por conta da mudança do parcelamento do IPVA em 2022, o prazo para o licenciamento vai começar em julho e não mais em abril, como era de praxe. 

Cerca de 6,6 milhões de veículos já foram regularizados no licenciamento antecipado, disponibilizado pelo governo do Estado desde janeiro de 2022. 

Como pagar 

Para pagar o licenciamento, o veículo não pode ter nenhuma pendência, como IPVA em atraso, multas ou taxa de licenciamento. O proprietário pode fazer essa regularização pela internet, aplicativo do banco (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal), caixas eletrônicos ou nas Lotéricas, bastando estar com o número do Renavam em mãos.

A taxa de licenciamento em 2022 será de R$144,86, independente do modelo do veículo e, assim como em 2021, não haverá o pagamento do seguro DPVAT. 

O documento ficará disponível para download e impressão nos sites e aplicativos do Poupatempo, Detran-SP, Senatran e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O motorista pode imprimi-lo em uma folha sulfite A4 comum.