Finanças

Libra e euro avançam ante dólar em meio a negociações do Brexit

O dólar recuou em relação à libra e ao euro nesta segunda-feira, 10, à medida que as negociações do Brexit mostram sinais de quebra do impasse entre União Europeia e Reino Unido.

Próximo ao horário de fechamento das bolsas em Nova York, o dólar subia para 111,21 ienes, o euro avançava para US$ 1,1596 e a libra saltava para US$ 1,3026. Já o índice DXY, que mede a moeda americana contra uma cesta de outras seis divisas fortes, fechou em baixa de 0,23%, para 95,150 pontos.

O negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, afirmou durante a manhã que é possível que os dois lados façam ainda mais progressos nas negociações para determinar a saída do Reino Unido do bloco. De acordo com ele, um acordo entre as duas partes é possível “nas próximas seis a oito semanas”, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela embaixada britânica na Eslovênia no Twitter.

Para Erik Nelson, estrategista da Wells Fargo Securities, a notícia é “levemente encorajadora” e sugere que o progresso está ocorrendo em um ritmo mais rápido do que muitos esperavam. No entanto, dada a complexidade do trabalho envolvido em desemaranhar completamente os trabalhos, não seria razoável esperar que os termos fossem completamente resolvidos nesse tempo, disse.

O declínio do dólar nesta segunda-feira foi modesto, com uma série de outras questões ainda não resolvidas, desde a turbulência nos governos de mercados emergentes, como Turquia e Argentina, até disputas tarifárias entre os EUA e seus principais parceiros comerciais. “Parece que estamos em um padrão de espera. Há muitos problemas subjacentes que ainda precisam ser resolvidos”, afirmou Nelson.

Tópicos

moedas