Economia

Líbia retoma produção petroleira em locais “seguros”

Líbia retoma produção petroleira em locais “seguros”

Foto de arquivo tirada em 20 de julho de 2020 de combatentes leais ao Governo Líbio de Acordo Nacional (GNA) protegendo a área de Abu Qurain - AFP/Arquivos

A Companhia Nacional de Petróleo líbia (NOC, na sigla em inglês) anunciou neste sábado a retomada da produção e exportação de petróleo bruto na Líbia em locais “seguros”.

A notícia chega um dia depois de o marechal que controla o leste do país, Khalifa Haftar, anunciar a suspensão, sob condições, do bloqueio de oito meses imposto por suas forças, mas a NOC exigiu a saída dos grupos armados antes de retomar a produção.

“Os operadores foram instruídos a retomarem […] a produção e as exportações dos campos e dos terminais seguros”, explicou a NOC em seu site.

A companhia anunciou também a suspensão da “força maior em portos e campos petrolíferos seguros”, mas esta será mantida onde “se verificar a presença de elementos dos grupos (de mercenários russos) Wagner e de grupos armados”, sem citar o nomes dos locais em questão.

O “caso de força maior”, apontado em circunstâncias excepcionais, permite à companhia eximir-se de sua responsabilidade caso os contratos de entrega de petróleo não sejam respeitados.

A Líbia, que tem as reservas de petróleo mais abundantes da África, está às voltas com um conflito entre duas potências rivais: o Governo da União Nacional (GNA) com sede em Trípoli e o marechal Khalifa Haftar, que domina o leste e uma parte do sul.

O marechal Haftar controla os principais locais de petróleo onde suas forças bloquearam todas as atividades desde janeiro, denunciando uma distribuição desigual de renda entre o oeste e o leste.

O bloqueio causou prejuízos de mais de 9,8 bilhões de dólares, segundo dados da NOC.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?