(Reuters) – O ex-campeão mundial dos pesos pesados no boxe, Wladimir Klitschko, pediu neste sábado que o mundo interrompa o conflito na Ucrânia, seu país natal, e impeça uma catástrofe humanitária.

Wladimir e seu irmão Vitali, também ex-campeão mundial dos pesos pesados e agora prefeito de Kiev, prometeram pegar em armas contra as forças invasoras da Rússia.

“Estou pedindo que o mundo inteiro pare esta guerra que a Rússia começou”, disse, em vídeo publicado na internet. “Não há tempo a perder porque isso levará a uma catástrofe humanitária. Vocês precisam agir agora para parar a agressão russa com qualquer coisa que puderem agora. Em uma hora, ou amanhã, será tarde demais.”

Wladimir se alistou aos reservistas do exército da Ucrânia no começo deste mês, dizendo na época que seu amor pelo país o compeliu a defendê-lo.

As forças russas invadiram a Ucrânia por três lados no começo da quinta-feira, no que o presidente Vladimir Putin chamou de uma “operação militar especial” para proteger o povo, incluindo cidadãos russos, sujeitos a “genocídio” na Ucrânia – acusação que Kiev e o Ocidente chamam de propaganda sem fundamento.

(Por Mussab Al-Khairalla)