O brasileiro Jônatas de Moura Penna, mais conhecido como Joe Penna e dono de um canal no YouTube chamado de MysteryGuitarMan, se tornou diretor do filme “Passageiro Acidental”, que estreou na Netflix em abril deste ano.

Mas até chegar nesse degrau, segundo informações divulgadas pelo Uol, já são dez anos depois do auge como youtuber, que praticamente inaugurou a profissão ao ser o primeiro brasileiro na lista dos 10 canais mais bem pagos da plataforma no mundo.

+ Netflix: crescimento de número de assinantes foi mais lento este ano
+ YouTube anuncia US$100 mi para fomentar novo recurso de vídeos Shorts

Com a reformulação da página inicial do YouTube e o algoritmo de recomendação, suas visualizações caíram e ele começou a trabalhar em outras frentes, como na direção de clipes musicais e em comerciais – entre eles estão as marcas McDonald’s e Coca-Cola. E então se tornou cineasta.

Ainda de acordo com a reportagem, Penna, que está morando há 20 nos Estados Unidos, afirma que teve sorte. Estava em um restaurante quando o produtor de seu primeiro filme o reconheceu: “eu te conheço, Joe Penna do YouTube, né?”.

Após dois curtas, “Instant Getaway” e “Turning Point”, o diretor dirigiu seu primeiro longa, o “Arctic”. E depois “Passageiro Acidental”, seu segundo filme.

Assista ao trailer abaixo: