Desde o início da pandemia, o Brasil não foi tão rígido nas medidas contra o Covid-19, ainda assim os números chegaram a melhorar nas últimas semanas. Segundo o investidor Jorge Paulo Lemann, fundador do fundo 3G Capital, é possível que o país tenha desenvolvido algum tipo de imunidade de rebanho.

Nesta terça-feira, em entrevista à TV Bloomberg, Lemann disse que ainda não se pode dizer qual país adotou a melhor estratégia, mas que aqueles que, como o Brasil, deixaram as coisas mais soltas estão se saindo pior do que os que foram mais disciplinados.

+ O mundo prepara campanhas de vacinação diante de explosão da pandemia
+ Butantan deve receber vacina pronta da China nesta semana

“O sistema brasileiro é mais difícil de ser disciplinado. Você tem muitas favelas aqui. Você tem muitas pessoas. É mais difícil testá-las. É mais difícil dizer que não podem sair na rua. Muitos dependem de sair para trabalhar”, afirmou. “O Brasil não é um desses que têm sido muito disciplinados, e os resultados não parecem bons, mas o verão está chegando agora e talvez já tenhamos desenvolvido algum tipo de imunidade de rebanho aqui. Os números têm melhorado nas últimas semanas. Então temos de esperar pelo melhor”, completa.

Segundo especialistas, a imunidade de rebanho é um conceito com origem na proteção proporcionada pelas vacinas, e não naturalmente pelas doenças.

Lemann também comentou o financiamento para realização de testes no Brasil da vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, junto ao laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca.

“Nós fomos contatados pela Fundação Gates, que tem muita experiência na área de medicina e vacinas. Eles nos pediram para ajudar a Astrazeneca e o grupo Oxford a testar a vacina no Brasil. Financiamos o teste, que está acontecendo em São Paulo. Teremos os resultados destes testes nas próximas semanas. As informações que eu tenho as coisas parecem boas”, afirmou.

Sobre os investimentos do grupo 3G, ele afirmou que as oscilações no mercado de capitais são altas, a pandemia está lá fora, os negócios ainda caminham lentamente, há boas notícias sobre a vacina, mas ainda leva tempo para que isso seja efetivo.

Lemann disse que está procurando novos investimentos na área de tecnologia, na qual o grupo já tem alguns negócios, citando que há bons empreendimentos no Brasil e no exterior e bons resultados obtidos na China.