Mesmo com a pandemia da covid-19 tirando o sono de muitas pessoas, a sustentabilidade e o clima são os temas que têm gerado mais preocupações entre os brasileiros. As queimadas no Pantanal, Amazônia e mais recentemente no sertão nordestino estão motivando o interesse pelo assunto e levando ao aumento de busca por informações.

A Taboola, plataforma de recomendação de conteúdo, fez uma análise sobre a leitura online de artigos no Brasil nos últimos 45 dias e identificou uma alta de 164% no interesse por matérias sobre aquecimento global. Temas como mudança do clima teve aumento de 218%, queimada apresentou expansão de 8.414%, clima teve elevação de 118% e seca, 239%.

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Nos Estados Unidos, o resultado da análise foi similar ao do Brasil, o que mostra que o aumento da preocupação do público com assuntos relacionados ao meio ambiente é um movimento quase global.

Consciência ambiental

Outra pesquisa, esta realizada pela Getty Images, empresa de comunicação e metodologia visual, confirma que o clima e a sustentabilidade são questões fundamentais para as pessoas, mesmo em meio à pandemia da covid-19.

Segundo o levantamento com dados atualizados do Visual GPS, 91% dos entrevistados disseram acreditar que a forma como tratamos nosso planeta agora terá um grande impacto no futuro, em comparação com 92% dos que responderam em julho de 2019;  69% das pessoas afirmaram que fazem tudo o que podem para reduzir sua pegada de carbono, um aumento em relação aos 63% dos entrevistados do ano passado; e 85% estão preocupados com a poluição do ar, em comparação com 84% de julho de 2019.

“É surpreendente e encorajador que, apesar da enorme mudança no estilo de vida das pessoas e no comportamento do consumidor trazida pela covid-19, o meio ambiente e a sustentabilidade continuam tão importantes para as pessoas como sempre foram”, disse Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images.

“Na verdade, nossos dados de pesquisa de clientes mostram que ‘sustentabilidade’ e ‘vida sustentável’ estão em alta, totalmente contra as expectativas. Como comparação, enquanto o interesse pelo meio ambiente diminuiu após a crise financeira de 2008, o meio ambiente tornou-se inextricavelmente ligado ao bem-estar durante a crise do covid-19”.