Você sabia que é possível fazer leite de batata? Uma empresa sueca está lançou no mercado o leite de batata e, acredite, em três versões. Os sabores disponíveis são: original, barista e sem adição de açúcar. O original e o sem adição de açúcar podem ser utilizados para preparar receitas ou para tomar puro, enquanto o barista foi elaborado para dar cremosidade em bebidas como o café e o chá. Todos os produtos não contêm lactose, soja, glúten, ou nozes, sendo adequados para pessoas alérgicas.

+ Mães lactantes enlutadas podem doar leite, reforça a Anvisa

A empresa também apresenta alguns fatos interessantes sobre o alimento: ao contrário da crença popular, alguns tipos de batatas tem baixo índice glicêmico (exemplos: a asterix e a gala) e altas quantidades de antioxidantes. Entretanto, lembre-se de ter equilíbrio em suas refeições, afinal, isso é essencial para uma vida saudável.

A respeito da sustentabilidade, segundo o agrônomo Lars Elofson, esse  alimento tem um cultivo mais rápido do que a aveia, além disso, conforme a Water Footprint Network, as batatas requerem menos água do que as amêndoas.

As batatas estão ganhando espaço na indústria de alternativas aos alimentos de origem animal. Em abril, a empresa britânica Branston, em parceria com a B-hive Innovations, iniciou sua produção de proteína de batata com o objetivo de atender ao mercado de produtos alimentícios veganos – como as alternativas à carne.

Para obter uma proteína vegetal de alto valor nutricional, a Branston investiu o equivalente a mais de R$ 42 milhões em uma nova instalação no condado de Lincolnshire.

Segundo a Global Market Insights, o mercado de proteína de batata pode ultrapassar um valor global equivalente a mais de R$ 820 milhões até 2027.