Os bloquinhos plásticos da dinamarquesa Lego são um dos brinquedos mais conhecidos do mundo, quase sempre usados por crianças ou adultos nostálgicos. Porém a marca agora lança um produto focado em outro nicho que normalmente não compraria seu produtos para si: adultos estressados.

Para este novo grupo, a companhia apresenta o Lego Forma, um kit de construção que é parte Lego e parte livro de colorir, que busca acalmar os adultos mais pilhados e ajudar em seu fluxo de criatividade.

Segundo dados da empresa, existem três tipos de adultos que consomem seus produtos: os nostálgicos, os fãs que compram os kits gigantes e os que usam os bloquinhos para criar projetos. A intenção é criar um quarto grupo consumidor, que esteja a procura de uma atividade criativa casual, mas não tem vontade de comprar um kit de lápis coloridos.

Um estudo feito em 2017 mostrou que o mercado de criatividade movimenta US$44 bilhões, aumento de 45% em relação a dados de 2011, mostra do potencial da nova empreitada da Lego.

O kit da Forma usa peças da linha Technic, mais complexa que as regulares e que cria estruturar menos lúdicas. Ela virá junto com coberturas de papel que podem ser pintadas de acordo com o dono do brinquedo. A primeira linha é toda focada em peixes. Segundo a Lego, a mistura de complexidade mecânica com formas orgânicas poderá causar maior apelo a pessoas que nunca compraram kits da marca. Será possível emular carpas, peixes Koi e até tubarões com o Forma.

Para atingir um público além dos seus consumidores comuns, a Lego iniciou a divulgação do novo produto no site de financiamento coletivo Indiegogo, que levantou US$1,4 milhões (1,33% da meta estipulada). Quem comprou o produto por lá, pagará US$ 46, US$ 20 a menos do que o preço em loja.