A companhia aérea chileno-brasileira Latam Airlines anunciou neste sábado (27) um plano de reorganização financeira com uma injeção de 8,19 bilhões de dólares, com o objetivo de sair da crise que a levou a se apoiar no Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos.

“O plano propõe a injeção de 8,19 bilhões de dólares ao grupo mediante uma combinação de novo capital, títulos conversíveis e dívida, o que permitirá ao grupo sair do Capítulo 11”, disse a empresa em um comunicado divulgado nesta madrugada.

O plano da Latam compreende o lançamento de uma oferta de 800 milhões de dólares em direitos preferenciais mediante a emissão de ações ordinárias e de títulos conversíveis oferecidos preferencialmente aos acionistas da companhia por cerca de 4,64 bilhões de dólares.

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Assim como uma nova linha de crédito por US$ 500 milhões e aproximadamente US$ 2,25 bilhões em financiamento por meio de novos recursos de dívida, seja mediante um novo empréstimo a prazo ou novos títulos.

Em maio do ano passado, a Latam Airlines – criada em 2012 após a fusão da chilena LAN e a brasileira TAM – recorreu ao Capítulo 11 da lei americana de falências, que permite a uma empresa que não está em condições de pagar suas dívidas iniciar uma reestruturação sem a pressão dos credores.

Em setembro, um tribunal de Nova York aprovou um plano de financiamento da Latam por 2,45 bilhões de dólares.

“Agradecemos a quem participou no processo de mediação para chegar a este resultado, que inclui todas as partes interessadas e proporciona uma estrutura que se ajusta às legislações americana e chilena”, disse o diretor da companhia, Roberto Alvo.

Um tribunal americano deve endossar este plano de reorganização em uma audiência que aconteceria em janeiro. Caso seja aprovado, espera-se que dois meses depois ocorra uma “audiência de confirmação”, o último passo para concluir o processo judicial nos Estados Unidos.

Após sair do processo, a expectativa é que a Latam tenha uma dívida total de aproximadamente 7,26 bilhões de dólares e uma liquidez de cerca de 2,67 bilhões.

– Maior crise na aviação –

A Latam Airlines e suas filiais no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru recorreram ao processo de falências devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus. Sua representação no Brasil se juntou em julho de 2020.

Neste contexto, a companhia aérea demitiu cerca de 12.600 trabalhadores, mantendo atualmente quase 30.000. Em junho de 2020, anunciou o fechamento de sua filial na Argentina depois de 15 anos de operações.

A crise da Latam é um exemplo do panorama turbulento enfrentado pela indústria aérea mundial devido às restrições de circulação e ao fechamento de fronteiras para conter a pandemia.

“Os dois últimos anos se caracterizaram por dificuldades em todo o mundo: perdemos amigos e familiares, colegas e entes queridos. Enfrentamos a maior crise do setor da aviação, na qual a indústria ficou praticamente paralisada”, destacou Alvo.

Recentemente, a flexibilização das restrições ao turismo e aos voos comerciais permitiu à Latam recuperar gradualmente suas operações internacionais e aumenta os fluxos internos nos países sul-americanos em que opera.

“Embora nosso processo ainda não tenha acabado, alcançamos um marco fundamental no caminho para um futuro financeiro mais sólido”, afirmou Alvo.