Economia

Largura de banda da internet cresce 32% na América Latina com a pandemia

Largura de banda da internet cresce 32% na América Latina com a pandemia

Largura de banda da internet na América Latina subiu acima do esperado em meio à pandemia de coronavírus - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

A largura de banda internacional para a América Latina cresceu 32% em 2020, de acordo com o relatório “Redes em tempos de coronavírus”, divulgado pelo Lacnic, órgão que gerencia endereços de internet na região.

O crescimento representa um aumento de velocidade das conexões, que atingiram um total de 69 Tbps (terabytes por segundo), segundo o relatório da TeleGeography – uma firma de pesquisas do mercado de telecomunicações – enviado pela Lacnic à AFP.

Em nível global, a largura de banda da internet subiu 35% em 2020, enquanto a previsão dos especialistas era de um aumento de 26% na capacidade de transmissão de dados.

“As operadoras disponibilizaram cerca de 8% a mais de capacidade do que esperavam e acreditamos que isso aconteceu em resposta ao aumento abrupto e não planejado do tráfego que ocorreu devido à pandemia”, disse na apresentação do relatório a analista Anahí Rebatta, da TeleGeography.

Este é o maior aumento em um ano desde 2013, segundo o relatório. Apesar das operadoras relatarem taxas de crescimento de tráfego acima do esperado em todas as regiões, a América Latina teve a diferença mais significativa, apontou Rebatta.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel