Considerada hoje como o “Vale do Silício” brasileiro, o Largo da Batata está prestes a receber um empreendimento que pretende mudar a região. O “Faria Lima 949” é uma torre comercial que será construída em terreno de 40 mil quadrados, e é considerado um empreendimento Triple A, que é um edifício com unidades de alto padrão e características diferentes das tradicionais, reunindo elevados níveis de tecnologia, segurança e conforto. O objetivo é atrair startups e empresas com mentalidades jovens.

Segundo o Brazil Journal, o acordo foi fechado em dezembro entre a VR Investimentos – da família Szajman – e a HSI, gestora de fundos imobiliários. Ainda segundo o portal, a conversa não envolveu intermediários. Fontes do setor afirmam que o investimento será de R$ 700 milhões entre obras e custo do terreno, apesar das partes não terem divulgados números.

O terreno pertencia a diversos sócios, e as participações foram sendo gradualmente compradas por Abram Szajman em processo que levou 10 anos. A ideia inicial era de construir um shopping na região, mas o boom de startups e a valorização da região para um centro comercial e criativo importante para a cidade fez com que o projeto se tornasse um prédio comercial de alto padrão.

O primeiro projeto da torre mostra uma fachada moderna e uma praça aberta conectando-o com o Largo da Batata. O diferencial do local é a mobilidade. O empreendimento fica ao lado da estação Faria Lima do metrô e a algumas quadras do terminal de ônibus de Pinheiros, a região ainda é servida com a ciclovia mais movimentada da cidade.