A Sony lançará em novembro o aguardado PlayStation 5, a tempo de lutar contra o rival da Microsoft, o console Xbox Series X, em um período de Natal marcado pela pandemia de coronavírus, que aumentou a procura pelos jogos eletrônicos.

Os dois consoles serão lançados com um intervalo de poucos dias, ambos com o objetivo de capitalizar um cenário raro em um ambiente de crise provocado pela pandemia em muito setores da economia.

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Além da versão premium de 500 dólares do PS5, também será lançada uma “edição digital” de 400, sem uma unidade de disco para aproveitar a crescente popularidade do download de jogos da nuvem.

Estas versões do PS5 chegarão às lojas em 12 novembro na Austrália, América do Norte, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul. Outros países receberão os produtos uma semana depois, de acordo com a empresa japonesa.

A Microsoft anunciou na semana passada que o Xbox Series X será lançado em 10 de novembro. O preço inicial é quase o mesmo que o do PS5 completo, enquanto o Xbox Series S, o modelo mais barato, será vendido no fim de novembro por US$ 299.

O PS4 vendeu mais que o dobro do Xbox One. E a Sony espera que jogos como “Final Fantasy XVI”, “Hogwarts Legacy” e “Spider-Man Morales” ajudem a empresa a manter a hegemonia.

Alguns jogos novos serão exclusivos para o PS5, o que dará a Sony uma grande vantagem, opina Amir Anvarzadeh, estrategista da Asymmetric Advisors em Singapura.

“O PS5 terá uma grande vantagem como sempre teve, porque na Europa o PlayStation domina e o Xbox sempre está muito atrás”, disse à AFP. “Mas para que os jogos do PS5 sejam vendidos, você precisa do hardware para vender”.

– Grande demanda –

A Sony alardeou as capacidades do novo PS5 durante a apresentação do produto.

“Mal podemos esperar que nossos fãs experimentem por si mesmos a incrível velocidade, a maior imersão e os jogos de tirar o fôlego”, afirmou o diretor da Interactive Entertainment, Jim Ryan.

As empresas de jogos registraram um aumento do faturamento e uma explosão das vendas, já que muitas pessoas procuraram uma distração durante os confinamentos decretados para conter o coronavírus.

De acordo com o NPD Group, o gasto dos consumidores em jogos eletrônicos nos Estados Unidos atingiu o recorde de 11,6 bilhões de dólares no segundo trimestre do ano, quase um terço a mais que no mesmo período do ano anterior.

As vendas do setor de jogos eletrônicos da Sony aumentaram 32,5% no primeiro trimestre fiscal de 2020-21.

A Microsoft anunciou em julho que a sua receita amentou 13%, a US$ 38 bilhões, estimulada pelo faturamento com a computação em nuvem e os serviços de jogos para Xbox.

Mas Anvarzadeh alerta que os elevados números recentes, incluindo o grande sucesso da Nintendo com “Animal Crossing”, não devem durar muito.

“A Nintendo vai ter (o equivalente a) três trimestres de Natal em um ano, o que é inédito”, disse.

“A pandemia provocou uma grande distorção do mercado que não acreditamos que se repetirá”, acrescentou. “Portanto, todos os desenvolvedores e proprietários de plataformas enfrentarão muitos desafios no próximo ano, pelo menos do ponto de vista do crescimento”.