As previsões de ventos obrigaram a adiar para sábado o lançamento programado inicialmente para esta quinta-feira de uma nave americana com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

O lançamento foi reprogramado para 04H01 locais (07H01 em Brasília) de 17 de novembro. Esta é a segunda vez que os responsáveis do lançamento adiam a missão em relação a seu plano de voo inicial desta quinta-feira.

“As equipes decidiram esperar mais um dia para o lançamento depois de avaliar as condições climáticas desfavoráveis contínuas, incluindo ventos fortes e marés altas, previstos para a manhã de sexta-feira”, indicou um comunicado de Northop Grumman, que opera o foguete Antares que levará a nave de carga Cygnus.

“O prognóstico para um lançamento no sábado melhorou significativamente, com menos de 5% de possibilidades de que as condições climáticas impeçam um lançamento”, acrescentou.

Também está previsto que uma nave não tripulada russa Progress de abastecimento seja lançada no sábado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Ambas as missões de carga serão as primeiras desde que um foguete Soyuz que transportava três pessoas com destino à Estação Espacial falhou, em 11 de outubro, minutos depois da decolagem, o primeiro incidente deste tipo na história das viagens espaciais pós-soviéticas.

Três astronautas, um alemão, um russo e um americano, vivem atualmente na estação espacial, que está habitada de forma ininterrupta desde o ano 2000.