A recente afirmação do Papa Francisco, de que os brasileiros “bebem muita cachaça e rezam pouco”, soa para o empresário Laércio Cosentino, fundador e presidente do Conselho da Totvs, como uma bênção – ao menos no que se refere à pinga – para a sua nova empreitada. Há dois meses, ele lançou em modo piloto uma plataforma de bebidas exclusivamente nacionais, chamada de BR-ME, que vai rodar com força máxima a partir de julho. “Mais do que um site de bebidas, a proposta é disseminar a brasilidade dos nossos produtos e divulgar um Brasil que precisamos experimentar”, afirmou Cosentino à MOEDA FORTE.

“Teremos uma curadoria de membros independentes para selecionar o que há de melhor em cada categoria”, disse. Além da tradicional aguardente brasileira, a BR-ME terá no portfólio cafés e vinhos, inicialmente em parceria com algumas das melhores e mais reconhecidas vinícolas do País, como Almaúnica, Cave Geisse, Don Guerino, Miolo e Pizzato.

Em dois meses de testes, foram vendidas 1,5 mil garrafas, a um preço médio de R$ 160, segundo Cosentino. “O foco é a qualidade e a excelência dos produtos da plataforma, não somente preço e promoção”, afirmou. Já a parte das bebidas destiladas será pilotada pelo empresário Felipe Jannuzzi, cofundador do site de e-commerce Ethylica e novo sócio de Cosentino.

A fusão das duas empresas fez Jannuzzi se tornar dono de 12% do capital da BR-ME. A partir de agosto, Cosentino vai começar a oferecer também azeites. “Se a Totvs, hoje com mais de 50% do mercado nacional, provou a todos que os softwares brasileiros podem ser os melhores do mundo, vamos provar também que em matéria de bebida não perdemos para ninguém”, afirmou Cosentino. Para agonia do Papa.

(Nota publicada na edição 1227 da Revista Dinheiro)