Agronegócio

Lácteos: Conseleite de Mato Grosso entra em operação, afirma Famato

São Paulo, 15 – O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado de Mato Grosso (Conseleite-MT) está em operação desde terça-feira (13), dia do lançamento oficial da entidade. O conselho é formado por uma Câmara Técnica, tendo como membros produtores e indústrias de laticínios, com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), informa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em comunicado.

Também entrou em funcionamento o site oficial www.conseleitemt.com.br. Conforme a Famato, a plataforma vai disponibilizar dados e valores de referência do leite. Os produtores rurais poderão personalizar o cálculo a partir da sua produção.

Hoje, em Mato Grosso, o menor preço sugerido pelo litro de leite é de R$ 1,30 e o maior R$ 1,82. Esses valores são referência para leite entregue em março a ser pago em abril. A cotação de referência leva em consideração a qualidade do leite produzido, os custos com a produção na propriedade rural e o custo industrial para produção dos derivados.

O presidente do Conseleite-MT, Otarci Nunes da Rosa, disse no comunicado que 90% da produção de leite no Estado ainda é considerada baixa, ou seja, são produzidos entre 25 a 100 litros leites/dia.

Otarci destacou, ainda, que o conselho traz inúmeros benefícios para o produtor, como o acesso às estatísticas sobre o mercado lácteo, materiais exclusivos, dados confiáveis, análise de oportunidades de melhores preços, troca de dados, entre outros.

O Conseleite já existe nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e, agora, em Mato Grosso.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel