Laboratório desenvolve teste para detectar varíola dos macacos

Teste PCR capaz de detectar a varíola dos macacos pode ajudar a combater a doença (Crédito: Pexels)
O laboratório farmacêutico Roche desenvolveu um teste de PCR capaz de detectar o vírus da varíola dos macacos.
No anúncio, feito nesta quarta-feira (25), o grupo suíço explicou que o desenvolvimento do novo teste foi motivado pelo aumento de casos da doença em vários países.
+ Câmara aprova texto-base de projeto que limita ICMS sobre combustíveis e energia elétrica
O produto não é destinado ao público geral e não será vendido em farmácias e centros médicos, ficando disponível para fins de pesquisa na maioria dos países.
Foram criados três versões do teste pelo laboratório, com um deles conseguindo detectar a presença de qualquer patógeno da família orthopoxvírus. O segundo teste reconhece exatamente o vírus da varíola dos macacos, enquanto o terceiro exame detecta a presença de qualquer orthopoxvírus, mas não especifica se um deles é o causador da varíola dos macacos.
Número de países atingidos
No início da semana eram mais de 250 casos da doença registrados em 16 países, incluindo um brasileiro na Alemanha. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) trata-se de um surto atípico, já que ocorre fora de países africanos, onde a doença é endêmica.
Veja também
Tópicos
África Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido Bissexuais calafrios casos da varíola dos macacos dor de cabeça dores musculares dores nas costas erupção Espanha Estados Unidos exaustão febre gays Inglaterra lgbtqia+ linfonodos inchados Londres monkeypox OMS organização mundial da saúde origem da varíola dos macacos porque a variola dos macacos tem esse nome? Portugal Reino Unido Roche roche teste varíola dos macacos teste pcr pra varíola dos macacos UKHSA varíola varíola dos macacos vírus vírus varíola do macaco