Levar conhecimento e transformação a estudantes e, simultaneamente, oferecer oportunidade de renda à população. Em pouco mais de dois anos de atuação, a plataforma Consultoria Educação da Kroton, que conecta pessoas ao ensino superior, atingiu marca emblemática: 100 mil alunos. O sistema de vendas é semelhante ao já conhecido modelo de representantes de marcas como Natura, Mary Kay, Jequiti e Herbalife. Só que em vez de cosméticos e produtos naturais, o produto do catálogo é curso superior. “Para os mais de 1,3 mil consultores ativos inscritos, além de renda complementar, há todo um valor agregado de aprendizado envolvido nos treinamentos de gestão e de suporte”, disse Daniel Pillmann, sócio e diretor nacional da Consultoria Educação.

Por meio do app Consultoria Educação, profissionais autônomos podem se inscrever gratuitamente como consultores de educação e, a partir daí, recebem treinamento para que possam vender cursos de graduação e pós-graduação (presencial e a distância) de todas as marcas Kroton (Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime, Unopar) – além de cursos da edtech Ampli. “A cada matrícula efetivada, o consultor recebe uma comissão com valor equivalente ao de uma mensalidade do curso escolhido pelo candidato, limitada a R$ 300”, afirmou o executivo, ao destacar que não existe cota mensal de vendas. “Os ganhos são ilimitados para nossos consultores, ou seja, quanto maior a produção, maior os recebíveis. As comissões são pagas mensalmente.”

POTÊNCIA EDUCACIONAL Aulas presenciais e a distância fazem parte do projeto Consultoria Educação promovido pela marca pertencente ao grupo Cogna. (Crédito:Divulgação)

Agora com um time totalmente estruturado, o objetivo da Kroton é levar renda e educação a mais de 3 mil cidades do Brasil, segundo o executivo. Hoje, o projeto está disponível em 1,2 mil municípios. Todas as etapas do processo são realizadas diretamente pelo aplicativo, construído com foco na usabilidade e na experiência do usuário, o que permite aos consultores terem total autonomia sobre as suas vendas e comissões. O app oferece ainda materiais de comunicação e ofertas para venda dos cursos, geração de boletos e envio de notas fiscais, opções para a realização de vendas e inscrição de alunos no vestibular, extrato em tempo real para acompanhamento das vendas e canal de chatbot para dúvidas.

300 reais é o valor máximo recebido por consultor a cada curso vendido, sem cota mínima e com pagamento mensal

100 mil alunos pelo Brasil assistem aos cursos de graduação e pós da Kroton, além do conteúdo da edtech ampli

A parceria visa ampliar a oferta de cursos e capacitação para estudantes que vivem em cidades afastadas dos grandes centros e que antes precisavam se deslocar até outros municípios para terem acesso ao ensino superior. “Não há foco regional específico, pois estamos presentes em todo território nacional”, afirmou o diretor. “Para os cursos presenciais, são mais de 2 mil cidades e suas regiões, onde estão as marcas Kroton. Já para as modalidades EAD e cursinho digital, não há limite de território para amplificar a rede de educação.” A Consultoria Educação não divulga as regiões do País com maior número de vendas e de consultores, além do investimento já realizado – e a ser feito – no projeto.

Divulgação

“Para os mais de 1,3 mil consultores, além de renda complementar, há um valor agregado de aprendizado nos treinamentos de gestão” Daniel Pillmann, sócio e diretor nacional da Consultoria Educação.

Além de facilitar o acesso ao ensino superior, a Consultoria Educação disponibiliza aos alunos atendimento personalizado. “Os consultores ajudam os estudantes em relação a dúvidas sobre cursos, mercado de trabalho, além de dar assistência em todas as etapas do processo, desde a inscrição no vestibular à efetivação da matrícula.”

Apesar do curto tempo de criação, o projeto Consultoria Educação passa por constantes melhoramentos e adaptações. Exemplo disso são os cursos de pós-graduação incluídos no portfólio de produtos do app em 2022. Até então, os consultores só vendiam cursos de graduação. “Temos em andamento para os próximos meses novos projetos de inclusão de produtos no app e um time de experiência do cliente e inovação atento a todas as necessidades dos nossos consultores, trabalhando constantemente em melhorias e novas oportunidades.”